Maxima

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Agora vem a semana da pátria e não tem aula. Mas, se você é um daqueles nerds que realmente quer fazer alguma coisa divertida, mesmo nos feriados, então minha sugestão é instalar o programa Maxima. Nesse site do programa, clique em “Download” e escolha sua plataforma. Essa página não contém os links para baixar os programas instaladores, apenas mostra os arquivos correspondentes às diversas plataformas. Veja qual é o arquivo da sua plataforma e vá ao link http://sourceforge.net/projects/maxima/files/ para baixar o seu. Como eu estou usando Windows 7, o que vejo é a seguinte página da figura abaixo.

Minha Maxima

Vou clicar no retângulo verde. Cliquei. Está sendo baixado o programa para instalação que tem um pouco mais de 25 MB. Já baixou. Legal! Vou clicar nele e instalar na minha máquina aqui em minha sala no IFSC. Vamos ver… Pronto! Instalado! A figura abaixo mostra um pedacinho de minha desktop com o ícone da Maxima.

Pedacinho de minha desktop

Note o ícone chamado wxMaxima. Durante a instalação, há a opção de instalar ou não esse atalho na desktop, bem como o atalho para uma outra forma de utilizar Maxima, que é através do programa XMaxima, que não é tão fácil de usar como o wxMaxima. É por isso que nem selecionei a opção de colocar o atalho do XMaxima em minha desktop. Ao clicar no ícone do atalho para o programa wxMaxima, aparece um frontend como o da figura abaixo.

Frontend do programa wxMaxima

A caixinha de diálogo no centro do frontend aparece quando o programa começa e pode ser fechado. Há a opção, na caixinha, de não mais mostrar as dicas no início do programa. Eu, normalmente, deixo as dicas para aprender algo novo de vez em quando e, portanto, simplesmente fecho a caixinha clicando no botão “close” e começo a programar.

Ampliando o canto esquerdo superior, vemos o que mostra a figura a seguir.

Canto esquerdo superior do frontend do programa wxMaxima

Pronto! Agora já podemos usar o programa de manipulação algébrica. Para começar, precisamos de uma célula de input. No menu “Cell”, escolha “Insert Input Cell”. O que aparece é um cursor como o da figura abaixo.

Cursor

Agora podemos fazer um teste bastante interessante: calculemos a integral do seno. Insira, logo à frente do cursor vermelho que parece uma seta, o comando exatamente como na figura seguinte.

Input para a integral indefinida do seno.

Para efetuar o cálculo, basta pressionar, ao mesmo tempo, “Shift” e “Enter”. O resultado é o que aparece abaixo.

Resultado da integração do seno.

Ok, fica faltando a constante arbitrária. Mas isso você mesmo coloca, não é uma coisa completamente irreparável.

Tembém é possível fazer derivadas. Por exemplo, podemos adicionar outra célula de input como fizemos anteriormente e escrever os comando adequados no cursor de input, como ilustrado a seguir, já com o resultado.

A derivada do cosseno.

Enfim, agora é com você! Por que não pegar o livro de cálculo e tentar resolver aquelas integrais mais complicadas com esse programa? Note que há muito mais utilidades nesse programa do que apenas fazer integrais e derivadas. Oportunamente, mostrarei mais algumas coisas.

😎

Música desta postagem: Hungarian Rhapsodies – No. 4 in E-flat major de Franz Liszt, por Erik Helling

Gostou desta postagem? Então clique no botão abaixo e siga o Nerdyard no Twitter! Toda vez que houver uma nova postagem aqui, você saberá imediatamente! :cool:

Siga Nerdyard no Twitter

Melhor ainda: inscreva-se em Nerdyard e receba, por e-mail, o aviso com links para cada nova postagem ou novidade.

Google Groups
Inscreva-se em Nerdyard
Melhor email:
Visite este grupo

NOTE QUE EU ODEIO SPAM COM TODA CONVICÇÃO! :cool:

Dessa forma, não se preocupe: eu juro que jamais fornecerei seu endereço de e-mail ou qualquer outra informação sobre você para ninguém!

Clip to Evernote

6 Comments for Maxima

  1. Flávio Neto said,

    setembro 3, 2010 @ 23:55

    Boa dica, professor! Outra boa pedida, é aproveitar que o feriado é longo e fazer uma “Sessão” de Star Wars, por exemplo! Hehehe… Mas, certamente o programa é muito atrativo. =)

  2. reginaldo said,

    setembro 4, 2010 @ 9:29

    Olá Flávio Neto,
    Grato deveras pelo seu comentário e pela ótima dica para o feriadão: Star Wars! Por que não? Vlw!

  3. lindomar said,

    dezembro 6, 2010 @ 11:06

    eu tenho rodado pesquisas na web para encontrar a forma resolvida da integral para o calculo da energia da distribuiçao de Fermi e da distribuiçao de Bose mas nao achei nada , sera que nao existe pelo menos um professor de universidade que sabe resolver essa equação

  4. reginaldo said,

    dezembro 16, 2010 @ 10:41

    Olá Lindomar,
    Grato deveras pelo seu comentário. Talvez você tenha encontrado ainda mais um professor de universidade que não sabe resolver essa equação. By the way, qual é a equação? Você poderia, explicitamente, digitá-la para nós podermos saber do que você está falando. De qualquer forma, valeu!

  5. Rafael said,

    abril 24, 2011 @ 20:08

    Realmente é um software maravilhoso, foi desenvolvido no MIT. Possui alguma limitações; certa vez precisei da integração da função erro, da distribuição normal, o que fiz facilmente pelo R, mas não contente voltei ao máxima e consegui integrar via “gambiarra de programador” no XMáxima…heheh
    Parabéns pelo site Reginaldo, excelente; adicionado aos favoritos.

  6. reginaldo said,

    abril 27, 2011 @ 9:57

    Olá Rafael,
    Grato deveras pelo seu comentário e por suas palavras de estímulo, além de ter adicionado o Nerdyard aos seus favoritos. Valeu!

RSS comments feed· TrackBack URI Maxima

Deixe um comentário for Maxima

Editor de Equações (www.codecogs.com/latex/eqneditor.php)

Para entender como utilizar esse editor de equações, clique aqui.