Gnuplot

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

Já apresentei a você o programa Maxima, mas, embora tenha dado alguns exemplos muito simples de integração e diferenciação, não mostrei como é que podemos fazer gráficos com ele. O interessante é que Maxima funciona juntamente com gnuplot. Gnuplot é um programa extremamente poderoso para fazer gráficos. Eu já tenho o meu instalado aqui, mas vou mostrar como é que você pode instalá-lo. A primeira providência é ir até a página dos desenvolvedores do programa, em http://www.gnuplot.info/, e clicar em Download from SourceForge. A figura abaixo mostra o começo da página de onde podemos baixar o Gnuplot.

Baixar Gnuplot

Como eu uso Windows 7, clico no campo verde e baixo o arquivo certo para minha plataforma. Dependendo da sua plataforma, procure o arquivo adequado. O arquivo que baixamos está zipado, mas contém uma pasta chamada “gnuplot”, cujo nome é escrito exatamente desse jeito, com letras minúsculas. O que eu fiz foi copiar essa pasta na pasta “Program Files” do Windows (a minha versão do Windows está em inglês). O próximo passo agora é explicar para o Windows onde encontrar os executáveis. A ideia é editar sua variável de ambiente “Path” para incluir o seguinte: “C:\Program Files\gnuplot\binary;” no campo correto. Em Windows 7, o que faço é clicar “Control Panel”, depois “System and Security”, aí clicar em “System” e, finalmente, clicar em “Advanced system settings”, cujo link fica na coluna à esquerda da janela “System”. A figura abaixo mostra o que aparece depois desse último clique.

Lá embaixo, se você olhar a figura, está “Environment Variables”; clique lá. Aí aparece outra janelinha, conforme a figura abaixo.

Propositalmente, já deixei iluminado em azul a linha que contém a variável “Path”, no campo abaixo, “System Variables”, que deve ser selecionada com um clique e depois editada. Clicando no botão “Edit” você pode adicionar, digamos, no fim da linha, o seguinte: C:\Program Files\gnuplot\binary; desse jeitinho mesmo, inclusive com ponto-e-vírgula no final. Pronto! Com esses passos você terá instalado o Gnuplot.

Como um exemplo, agora podemos fazer gráficos usando Maxima. Para isso, basta clicar no atalho wxMaxima, como já mencionei anteriormente, e inserir o comando da figura abaixo. Note que para ter o prompt de comando, você deve clicar no menu Cell e clicar sobre “Insert Input Cell”.

Como já mencionei antes, para executar o comando, você precisa pressionar, juntamente, “Shit” e “Enter”. O que acontece ao executar esse comando é que aparece uma janela com o gráfico do seno. É uma janela separada, igualzinha à que estou colocando, em menor escala, na figura abaixo.

Agora estou mais à vontade para fazer gráficos, pois você também poderá fazê-los e confirmar o que digo. 😉

Música desta postagem: Waltz in F minor Op. 70 No. 2 de Frédéric Chopin, por Mark Budd

Recomendo também a leitura da postagem a seguir:

Gostou desta postagem? Então clique no botão abaixo e siga o Nerdyard no Twitter! Toda vez que houver uma nova postagem aqui, você saberá imediatamente! :cool:

Siga Nerdyard no Twitter

Melhor ainda: inscreva-se em Nerdyard e receba, por e-mail, o aviso com links para cada nova postagem ou novidade.

Google Groups
Inscreva-se em Nerdyard
Melhor email:
Visite este grupo

NOTE QUE EU ODEIO SPAM COM TODA CONVICÇÃO! :cool:

Dessa forma, não se preocupe: eu juro que jamais fornecerei seu endereço de e-mail ou qualquer outra informação sobre você para ninguém!

Clip to Evernote

Deixe um comentário for Gnuplot

Editor de Equações (www.codecogs.com/latex/eqneditor.php)

Para entender como utilizar esse editor de equações, clique aqui.