Dicas sobre referências em mecânica estatística

Recentemente um estudante me perguntou onde estudar distribuições estatísticas e eu achei uns links interessantes que podem ser úteis a você também. Creio que seja proveitoso, para você que estuda física, saber essas coisas. Seguem abaixo os links interessantes.

  • O livro de Ma: utilizei no começo de minha pós-graduação (mestrado) quando comecei um curso como ouvinte do Professor Nestor Caticha, há muitos anos atrás.
  • O livro da Reichl: utilizei quando fiz o curso de Mecânica Estatística do Professor Onody, para tópicos avançados, durante minha graduação, há muitos e muitos anos atrás. Também usei esse livro várias outras vezes durante minha carreira posterior de estudante e pesquisador.
  • Um site sobre distribuições contínuas: achei bastante interessante para dar uma olhada preliminar no jeitão de cada uma das distribuições.
  • Um manual sobre distribuições estatísticas: em PDF, esse material pode ser muito útil para várias disciplinas que envolvam Estatística.
Espero que essas dicas sejam úteis durante seus estudos!
Se você quiser, pode compartilhar, nos comentários abaixo, outras dicas que tenham sido úteis a você sobre Estatística.

😎

Gostou desta postagem? Então clique no botão abaixo e siga o Nerdyard no Twitter! Toda vez que houver uma nova postagem aqui, você saberá imediatamente! :cool:

Siga Nerdyard no Twitter

Nerdyard

4 respostas para “Dicas sobre referências em mecânica estatística”

  1. Olá professor, o link do pdf do manual de distribuições estatísticas não esta funcionando, o senhor teria outro link para baixa-lo?

  2. Olá, Otávio!
    Grato deveras pelo seu comentário! E por encontrar um link defeituoso. Eu consertei o link; veja se agora você consegue baixar o pdf.
    Valeu!
    reginaldo

  3. Prof.. Muito obrigado!!

    O livro de Shang-Keng Má é realmente fantástico.
    Aguardo ansiosamente pelo dia em o sr. deixará de ignorar a mecânica estatística e postará conteúdos sobre a mesma! 😀

    Parabéns pelo ótimo trabalho!!

  4. Olá, Leonardo!
    Grato deveras pelo comentário e pelos elogios! Eu também gosto muito do livro do Ma! É, eu não tive oportunidades de não ignorar mecânica estatística no Nerdyard. Mas, dado que ando um tanto envolvido em providenciar novo conteúdo em vários formatos ao Nerdyard para este ano, depois de um longo período sem atividades, agradeço pela sua sugestão! Mecânica estatística é um tópico de extrema importância e que, sem dúvida, deve figurar entre minhas postagens em breve!
    Valeu e bons estudos!
    reginaldo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *