Comemoramos o nascimento de Isaac Newton no Natal?

O que você acha? 😕 Alguns textos podem ainda dizer que Newton nasceu no dia 25 de dezembro de 1642. Nesse caso, poderíamos também comemorar seu nascimento no Natal, sem problema algum, visto que quem nasce em 25 de dezembro hoje em dia também comemora nessa data, além do Natal, seu próprio aniversário. (Será que ganha dois presentes por cada presenteador? :lol:) O problema é que no calendário que utilizamos hoje, o gregoriano, Newton nasceu no dia 4 de janeiro de 1643! 😯

Na época do nascimento de Newton a Inglaterra ainda adotava o calendário juliano e, nessa maneira de medir o tempo, Newton nasceu exatamente no dia de Natal. Em 1752, porém, a Inglaterra passou a adotar o calendário gregoriano e, com base nesse novo referencial para o tempo, Newton nasceu em 4 de janeiro de 1643.

[slickr-flickr tag=”natal2010″ type=”slideshow” height=”10″ delay=”10″ items=”26″ border=”on”]

Quando eu usava UNIX, há muitos anos atrás, era fácil fazer uma brincadeira e ver o resultado da mudança de calendário na Inglaterra. Bastava executar o comando cal 1752 que o calendário do ano aparecia e podíamos ver a falta de dias no mês de setembro. Nos dias de hoje, posso mostrar a você essa mesma brincadeira; basta acessar este link. Veja o mês de setembro! ❗ Legal, não é? 😎

Este ano de 2010 foi muito importante para mim; um marco em minha vida! Foi neste ano que termina que veio à luz Nerdyard, este site. Poder compartilhar o que sei com todos os demais habitantes do planeta é algo realmente enriquecedor, exatamente como a verdadeira riqueza é a de poder doar! Que época a nossa em que podemos fazer isso de uma forma tão simples! 😛

Feliz Natal a você, que me acompanhou durante esta divertida jornada! 😀 Espero que no próximo ano, 2011 no calendário gregoriano, eu possa continuar servindo a você e aos demais estudantes do planeta de uma forma ainda mais generosa! 🙂 Próspero Ano Novo! 😎

Gostou desta postagem? Então clique no botão abaixo e siga o Nerdyard no Twitter! Toda vez que houver uma nova postagem aqui, você saberá imediatamente! :cool:

Siga Nerdyard no Twitter

Nerdyard

6 respostas para “Comemoramos o nascimento de Isaac Newton no Natal?”

  1. “…a verdadeira riqueza é a de poder doar!” – Caramba, professor, belíssima e inspiradora frase! Voltei e li tal trecho várias vezes simplesmente para contemplá-la novamente…

    Sobre o assunto, de fato, “dependendo do referencial” Newton nasceu no Natal. Jesus, por outro lado, nasceu em março, porém pela transmutação sua data de nascimento passou a ser celebrada 25 de dezembro, uma data já celebrada antes pelos pagãos em culto ao Sol; sol invictus.

    Boas festas, e um estupendo ano novo, professor! =)

  2. Olá Flávio,
    Grato deveras pelo seu comentário! Servir e doar são as verdadeiras fontes de felicidade e riqueza! Se minha frase lhe inspira, fico deveras feliz! Você é por demais generoso! Grato deveras e Feliz Natal com um Próspero Ano Novo!

  3. Olá Fabiano,
    Grato deveras pelo seu comentário! Foi um imenso prazer para mim também ter dado aulas para você! Valeu. Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

  4. Olá Reginaldo! Foi uma grande honra tê-lo como professor
    este ano. Muito obrigado por tudo. Feliz natal e Boas
    festas!

  5. Olá Rafael,
    Grato deveras pelo seu comentário. Foi um prazer para mim ter sido seu professor. Você é muito generoso com suas palavras! Desejo a você um excelente Ano Novo, de muito sucesso em suas realizações! Grato deveras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *